Na Consuma Gastronomia, acreditamos que uma experiência de excelência começa pelas pessoas. Por isso, os primeiros meses de 2025 foram marcados por um movimento estratégico de capacitação — uma jornada consistente de aprendizado com foco em liderança, comunicação e confiança na construção de uma cultura sólida.
O resultado? Uma equipe mais alinhada, engajada e pronta para elevar o padrão de atendimento com ainda mais atenção, consistência e cuidado nos detalhes.
Siga a leitura e saiba mais!
Logo no início do ano, reunimos toda a alta liderança para dois encontros fundamentais: “O Líder e o Eu” e “O Líder e a Equipe”, formações pensadas para provocar reflexões, gerar alinhamento e fortalecer o papel de quem inspira, direciona e representa os valores da Consuma Gastronomia todos os dias.
A professora Dra. Juliana Genevieve trouxe uma importante reflexão sobre o autoconhecimento como ponto de partida para a liderança. Segundo ela, trata-se de um processo contínuo de tomada de consciência das próprias características e que exige o confronto entre a autopercepção e o feedback da percepção dos outros.
Mais do que ocupar posições ou exercer controle por estruturas formais, ela aprofundou o conceito de competência como a integração entre conhecimentos, habilidades e atitudes:
- Conhecimento: o saber teórico, técnico e conceitual adquirido por meio de cursos, especializações e estudos.
- Habilidade: a capacidade de colocar esse conhecimento em prática com eficiência, traduzindo o saber em ação.
- Atitude: a disposição e o querer fazer, ou seja, a motivação e o comprometimento para agir com eficácia.
“Foi um momento para reforçar que o profissional do presente — e, especialmente, quem ocupa posições de liderança — precisa desenvolver uma combinação de habilidades cognitivas, de autoeficácia e interpessoais”, ressalta Mary Ribeiro, coordenadora das ações de aprendizagem e capacitação.
Entre as competências mais valorizadas nesse cenário, destacam-se a resolução de problemas, a resiliência pessoal, a agilidade, a capacidade de inovar e a colaboração.
Liderança inspiradora
No encontro “O Líder e a Equipe”, o grupo conheceu os diversos tipos de comunicação — verbal, não verbal, escrita e visual — e como cada um deles influencia diretamente a forma como as relações se constroem no ambiente de trabalho.
Em meio às reflexões, o nosso time viu ainda que a confiança é a base da liderança inspiradora — um alicerce que sustenta o engajamento da equipe, a fluidez da comunicação e a construção de vínculos duradouros.
Confiar é nutrir uma expectativa positiva de que o outro não agirá de forma oportunista, mas sim com responsabilidade e alinhamento ao coletivo — seja por meio de palavras, atitudes ou decisões. Para isso, é necessário cultivar pilares como honestidade, integridade, competência, lealdade, abertura e consistência entre discurso e prática.
A Juliana aprofundou ainda o entendimento sobre feedback e liderança situacional, reconhecendo que não existe um único estilo eficaz, mas sim a importância de adaptar a liderança conforme o perfil e o grau de autonomia de cada colaborador.
“Foi um espaço potente de troca, escuta ativa s e reflexões que ressoam além das paredes da empresa — tocando também a forma como cada um se posiciona na vida de forma mais ampla”, finaliza Mary.
Um movimento contínuo
Mais do que cumprir checklists de capacitação, a nossa área de treinamento segue em ritmo acelerado, promovendo temas relevantes e abordagens inovadoras, que acompanham as transformações do setor de alimentação corporativa e impulsionam o desenvolvimento contínuo das equipes.
Você também pode gostar de saber: