Hospitalidade vai muito além de ser cordial. Trata-se de um conjunto de atitudes que transforma o simples ato de servir em experiências memoráveis.
Foi por isso que a hospitalidade entrou nos temas prioritários de treinamentos na Consuma Gastronomia. Um passo estratégico e alinhado aos nossos valores, que reforça a nossa cultura de excelência, acolhimento e cuidado com cada detalhe.
“A hospitalidade não é sobre fazer o que esperam. É sobre surpreender com presença, escuta e generosidade”, explica Mary Ribeiro, que está coordenando as ações de aprendizagem e capacitação.
Cliente no centro
Pesquisas mostram que 44% dos clientes deixam de frequentar um restaurante após um atendimento ruim. Mesmo com um cardápio excelente, uma experiência de recepção ou comunicação mal conduzida pode afastar o cliente.
Por outro lado, um atendimento acolhedor, proativo e atento gera retorno, fidelização e encantamento. É nisto que acreditamos!
Cada colaborador é agente da experiência
A hospitalidade começa nos bastidores e se concretiza no contato direto. “Por isso, abordamos desde a postura e apresentação pessoal até a escuta ativa e o uso da linguagem corporal. O foco é formar profissionais transmitam o cuidado em tudo o que fazem”, ressalta Mary.
Conectar e agir
A Consuma eleva, todos os dias, o nível de atendimento com base em princípios que fazem a diferença na prática. Um deles é a regra dos “três centímetros”, de Will Guidara: é no detalhe final — aquele que quase ninguém percebe — que transformamos o bom em extraordinário.
Excelência se constrói com consistência
Padronizar não é robotizar — é garantir que, em cada ponto da operação, o cliente sinta a mesma qualidade.
Como bem reforça o nosso presidente, Leonardo Sabadotto Garcia:
“Todos os dias, milhares de pessoas entram em nossos restaurantes esperando uma coisa: comer. Esperam o básico, eficiente e dentro do padrão acordado. Mas…e se superarmos completamente essa expectativa?”, questiona.
Segundo ele, muita gente acredita que hospitalidade é algo restrito a hotéis ou restaurantes de luxo, por exemplo. Mas a hospitalidade tem o poder de transformar qualquer negócio — inclusive o nosso.
“Não servimos apenas comida. Nós alimentamos relacionamentos. E essa é a essência da nossa missão e visão: levar qualidade de vida, bem-estar, dar mais do que esperam. Enxergamos as pessoas e encontramos formas de surpreendê-las”, ressalta Leo.
Esse olhar é o que nos move — e é exatamente isso que a gente quer cultivar em cada atendimento.
Quer conhecer mais sobre o que torna a experiência Consuma Gastronomia tão única? Entre em contato e converse com a nossa equipe.